A trilha sonora de nossas vidas

Publicado: 22/03/2009 por Tiago Araújo em Cultura, Muito além da música
Tags:, , ,

Já se questionou qual seria a trilha sonora da sua vida? Quais são as músicas que lhe trazem recordações de momentos e pessoas queridas?

Com este pensamento elaborei uma lista das dez músicas que marcaram até hoje minha trajetória de vida. É óbvio que ao escolher dez, deixei de lado pelo menos uma centena de músicas que gosto, mas pra não ficar muito extenso,  fechei com este número.

 

As 10 melhores de Tiago Araújo:

 

1 – Como se fosse a primeira vezPaulo Ricardo

(Marcou um amor juvenil.)

2 – Fly away from hereAerosmith

( A voz inigualável de Steven Tyler tinha que estar entre minhas 10+ )

3 – Fátima Capital Inicial

( A melhor faixa num dos melhores álbuns acústicos do rock nacional)

4 – Do the evolution Pearl Jam

(Ácida! Se puder, veja o clipe também)

5 – Under pressure Queen

( A voz e emoção únicas de Fred Mercury no auge!)

6 – Por enquanto Cássia Eller

( Lembra alguém que se foi)

7 – O Salto O Rappa

( Viajo nesta música.)

8 – Where is my Mind The Pixies

( Viajo nesta música [2] )

9 – Enxadão-Man – Cólera (não tem vídeo disponível)

( A música mais engraçada e diferente que conhecia na época em que tive uma banda)

10 – Imagine John lennon

( 1° música que  cantarolei na infância)

 

E você? Quais são as 10 principais músicas da sua vida?

Vamos postar todas as músicas devidamente identificadas e com seus significados. Vamos compartilhar momentos legais.

 

Por TIAGO ARAÚJO

 

comentários
  1. Renato Cordoni disse:

    Ótima lista Tiago!!!! conheço a maioria dessas músicas e são todas excelentes. Bem, não foi fácil fazer a m,inha lista, pra falar a verdade, algumas músicas dessas dez eu coloquei aqui de ultima hora, na verdade consegui listas as 15 mais marcantes, mas como são apenas dez tive de sofrer um pouco retirando cinco da minha lista. Então ai vai, a ordem das músicas não necessariamente é a ordem de importância de cada uma delas pra mim:

    1 – Tentative – System of a Down
    Música genial, de uma banda que revolucionou o rock alternativo, uma crítica aos EUA e suas guerras sem sentido. Tudo isso passado de forma poética, mesclado a um rock pesado e diferente.

    2 – Por onde andei – Nando Reis
    Obra de arte do mestre Nando Reis

    3 – Jeremy – Pearl Jam
    Sem dúvidas uma das melhores músicas que já ouvi em toda a minha vida.

    4 – Pais e Filhos – Legião Urbana
    Me ensinou a ouvir rock, hino para aqueles que gostam da banda.

    5 – In The End – Linkin Park
    Me abriu novos horizontes na música, desde então aprendi a ouvir muita coisa. Um estilo diferente de música.

    6 – Wonderwall – Oasis
    Genialidade da banda inglesa, clássico do rock mesmo que muitos não concordem.

    7 – A Flor – Los Hermanos
    Uma das mais belas músicas de uma das maiores bandas do rock nacional.

    8 – Otherside – Red Hot Chilli Peppers
    Música da adolescencia.

    9 – Fly Away from here – Aerosmith
    A melhor música da banda, vocais realmente sensacionais e melodia sem igual!

    10 – Let it Be – Beatles
    Só o nome da banda já diz tudo!

  2. Cinthia Almeida disse:

    Olá Tigas!!!
    Bom falar da trilha sonora da minha vida vai ser o mesmo que abrir uma loja de CDs com mais de 1.000 títulos…rsrs…ainda bem que você limitou só para 10. Segue minha lista:

    1 – Tão Só – SPC (Só para contrariar)
    Essa música é tema de um período em que eu vivi um amor, era meu primeiro namorado, e ele foi para o Nordeste, só voltou depois de 2 anos.

    2 – Paranóia – Os Morenos
    Quando eu brigava com o meu primeiro namorado, eu colocava ele para ouvir essa música e tudo ficava bem.

    3 – Mina de fé – Os Morenos
    Quando terminamos ele me mandou essa música na esperança de voltarmos, mas não funcionou…rsrs

    4 – Tudo o que eu vivo – Laura Pausini
    Essa música eu mando para aqueles que eu tenho dentro do meu coração como amigos mesmoooo…rsrs

    5 – Vida – Fábio Júnior
    Cantei esta música na formatura da minha pré-escola. Acho que é por isso que sou tão preocupada com o próximo.

    6 – Meu universo é você – Roupa Nova
    Essa música eu cantava para o meu grande amor…rsrs, grande mesmo, pois nenhum até hoje me tirou o sono como ele me tirou!…Nunca fui sua namorada, mas sei que ele também gostou de mim…rsrs

    7 – Fale Comigo – Rasta pé
    Essa música, ou melhor o primeiro CD inteiro do Rasta pé, me remete a uma pessoa muito especial, tão especial que nunca mais dancei forró universitário com mais nenhum cara, pois é só dele!

    8 – Perfect – Simple Plan
    Essa música é um retrato da minha vida em família…é a cara do meu irmão.

    9 – Estrada – Marisa Monte
    Quando eu ouço lembro da minha amiga…só dela.

    10 – Não vá embora – Marisa Monte
    Quando canto esta música eu a direciono, mas ele ainda não percebeu que é ele que eu quero…rsrs

    São essas, apesar de que existem vários outros momentos com várias outras trilhas sonoras….rsrsrs….posso postar umas 100 vezes???

    Beijos!

  3. Dan Martine disse:

    Bom,de fato ,é claro q deixarei muitas músicas fora da lista mais que foram muito importantes, as 10 são:

    1 – Red Hot Chilli Peppers – By the way
    (essa foi a primeira banda de rock que eu conheci e até hoje eh a minha preferida, mais By the way foi importante pq era a música de sucesso da época e a primeira q eu escutei.Logo após assisti o show deles no brasil e classifiquei RHCP como a minha preferida entre qualquer outra).

    2 – Legião Urbana – Eduardo e Monica
    ( bom eu como músico lembro das primeiras músicas q aprendi na minha vida, e as do Legião Urbana foi aonde iniciei meu interrese por música OBS: porem hj não tenho muito interrese pela banda).

    3 – CPM 22 – um minuto para o fim do mundo
    (Primeira música que eu apresentei em um palco).

    4 – Stepenwolf – Born to be way
    (música inesquecivel, porque a cada show q eu fazia ela me perceguia, assim fazendo com que eu tenha tocado muitas vezes ela, e logico música super rock in roll).

    5 – Iron maiden – Wasting love
    (na época erra muito dificil de se tocar esse som e foi o primeiro solo que eu tirei).

    6 – AC/CD – Thuderstruck
    (como sempre fãn de rock in roll e de Angus Young).

    7 – Story of the year – in the shadows
    (foi umas das primeira que eu escutei, aonde eu descobri que músicas legais não são todas aquelas q tocam no radinho do vovô no intervalo dos jogos de futebol, e começei a pequisar o q significava a palavra UNDERGROUND, logo após escutar as primeiras bandas descubri o que era hardcore, pop punk, postcore essas coisas ).

    8 – Andera – Sempre iguais
    (Umas das bandas q abriu minha cabeça , onde eu toko faz 2 anos me deu espaço pra eu colocar as coposiçes de arranjo que eu tinha e aprender um pouco sobre composição).

    9 – Incubus – Drive
    (lembro de dias e pessoas especiais).

    10 – Cities and colours – Comin`home
    (descubri q músicas lentas tbm são legais e que atitude é pra quem tem).

  4. Wonderwall – Oasis

    No meio dos anos noventa minha mãe foi para Inglaterra, na volta trouxe alguns CDs, entre eles o disco “(What’s the Story) Morning Glory?”. Fiquei impressionado. Foi minha primeira relação séria com a música.

    Something – The Beatles

    Lembro que era carnaval, estava na casa de um amigo. Entre centenas de CDs no móvel da sala dele um me chamou atenção, o “Abbey Road” dos Beatles. Pedi emprestado, quando cheguei em casa coloquei no aparelho de som pra escutar. Levei um nocaute!

    Pegue Essa Arma – Ira!

    Edgard Scandurra prova que o Rock pode funcionar no Brasil. O Ira!, minha banda nacional favorita, fez alguns dos melhores discos do Rock Nacional. Uma pérola na discografia da banda é o fantástico “Psicoacústica”, uma ópera rock sobre o lendário filme “O Bandido da Luz Vermelha” do Rogério Sganzerla. O grande trunfo do Ira! nesse trabalho é sair da base, o Rock, para experimentar em outros campos como o Rap. Minha favorita do disco é “Pegue Essa Arma”.

    Lay Lady Lay – Bob Dylan

    Um dia em um programa de TV passou alguns trechos de um show do Dylan. Fiquei impressionado na forma como ele recria suas canções no palco. Três anos depois do programa estava eu sentado a sua frente sendo comtemplado com sua obra. “Lay Lady Lay” era uma das canções da noite, a mais especial pra mim.

    Será que eu vou virar Bolor? – Arnaldo Baptista

    “Loki?” do Arnaldo Baptista é um dos melhores discos que já escutei na vida. “Será que eu vou virar Bolor?” é a minha canção favorita do disco. É uma música cheia de desabafos.

    Gimme Shelter – The Rolling Stones

    A música sempre andou ao lado do cinema. “Os Bons Companheiros” do Martin Scorsese, que é um dos meus diretores favoritos, tem uma excelente trilha sonora de nomes como Muddy Waters, Cream, George Harrison, mas “Gimme Shelter” é minha favorita do filme, além de ser minha música favorita dos Rolling Stones.

    Baba O’Riley – The Who

    O Who pra mim é uma banda acima do bem e do mal. Ao lado de nomes como Beatles, Dylan, Stones o Who faz parte do primeiro escalão do Rock. “Baba O’Riley” do excelente disco “Who’s Next” é a música ideal pra levantar o dia.

    Anarquia – Ronnie Von

    Tinha o conhecimento de que o Ronnie Von teve uma carreira músical, mas quanto a qualidade músical não sabia se era boa. Não havia passado de clássicos como “A Praça” e “Meu Bem” que na verdade era uma versão de “Girl” dos Beatles. Um dia o disco “Ronnie Von” de 1969 chegou até mim. Fiquei encantado. Um disco inovador para época.

    London Calling – The Clash

    Sempre em listas de melhor disco aperecia o “London Calling” entre os primeiros, mas nunca tinha escutado. Um dia em uma loja achei o disco por R$ 9,99, resolvi comprar. Aos primeiros segundos da música “London Calling” virei fã do Clash.

    Panis et Circencis – Os Mutantes

    Uma vez no Rio de Janeiro fui a uma exposição sobre a tropicália no MAM. Fiquei fascinado com que vi. Influenciado comprei o disco “Tropicalia ou Panis et Circencis”. O resto da viagem teve o disco como trilha.

  5. BOM em Primeiro Lugar pra mim É impossível Escolher Apenas 10 SONS ,mas como o TIAGO me enche toda hora haushasuahsa vo Deixa aki as 10 Que Chegarem Primeiro em minha Mente, bom vamos lá……………….ah e não está nada em ordem ;D

    1 – Dead Fish – Armadilhas Verbais
    Pois esse som significa muito pra mim ,a um tempo atrás sobre, minha rotina de trabalho,banda e pessoas ao redores etc… acho que esse som tem muito haver comigo…Tiago num esquece de baixa Dead fish Contra Todos!!!

    2 – Cólera – Doce Libertar
    Esse som se não estou enganado O RÉDSON fez essa música numa praia aos 14/15 anos, e depois de muito tempo o cólera gravo pois na época ainda naum existia 1974 cólera é de 1979
    “Quero viver com LIFDE e todo este medo vencer, num doce libertar!!!!”

    3 – No Use For a Name – Divine Let Down
    Pois esse som foi o úniko que me fez cair lágrimas do me olho pois aconteceu algo ruim um certo dia e quando liguei o Discman na época veio esse som e foi marcante pra mim!!!

    4 – Calibre 12 – Patrão do caralho
    Bom essa sem coments é apenas realidade!!

    5 – Porcos Cegos – Conquistas
    Pq a vida é feita de conquistas dia a dia!!!! faça do seu Sonho sua Ouzadia!!!!

    6 – Stoosh – Distorção Social
    Nossa época dos meu 15 anos, Era tudo que eu sentia na época!!!!! não só esse som mas muitos !!

    7 – Bad Religion – I Want to Conquer The World
    Pois a tradução entre muitas outras do bad religion é dúkárálho!!! Eu quero conquistar o mundo!!!! dar a todos idiotas uma religião nova em folha!!!!!! por um fim na podreza e labuta,promover igualdade em todas minhas decisões , com um rápido piscar de olhos e um deus vc dever estar brincando!!!!!

    8 – Camisa de Vênus – Passamos Por Isso
    Pq muita gente é idiota e alienada aos mestres do bom gosto que colokam samba pra eu ouvir!!! ViVA ao Mpb!!!!!!!!!!!!! haushausha

    9 – Dead Fish – Individualismo de Massa
    Putz esse som sô eu!!!!!

    10 – Carbona – Joga os Dados Outra Vez
    bom esse é segredo!!! ;D

    e se pudesse isso AquI não teria fim e aí vai um recado!!!!!!!!

    ( Pros Mais Iguais Obviamente ) paz pra mim e guerra pra todos vcs!!!!!!!!! Fuck!!!!!!! fuiii

  6. Muito difícil escolher só 10 músicas, vou ter que deixar pra trás
    umas modas de viola, mas já que é o regulamento escolher só 10 ….lá vai (intão)…

    1- John Lennon- mother
    escutei muito essa música em uma fita K7 quando eu era pequeno

    2- Raça Negra – cheia de mania
    essa é uma música que escuto direto e não consigo enjoar, um sambinha
    muito bom acompanhado por um trompete muito bem tocado

    3- Paul Simon and Art Garfunkel- sound of sinlence
    suavidade e sonoridade de estilo

    4- Skank- Jackie tequila
    apesar de não gotar muito dessa banda, essa é uma das músicas
    que me lembra muito meu tempinho na escola

    5- Nirvana- you know you`re righit
    essa não poderia faltar na minha lista, viajo na voz desse cara, ainda mais
    nessa música ……….muiiiiiiiiiiito loko

    6- Christians e Ralf- chora peito
    alem de eu gostar muito dessa dupla diferenciada, essa é uma música que me lembra muito o meu querido papai

    7- Tracy Chapman- baby can i hold you
    música muito linda, (com o perdão da palavra) um puta vozerão de uma mulher que eu pensava que fosse de um homen, graças ao meu amigo quase irmão, e meu fã ( Tiago ), me mostrou que se tratava de uma mulher….vlw TRUTÃO…..rsrsrs

    8- Brian Mcknight- back at one
    essa é linda, ainda mais que eu me lembro de uma garota muito especial pra mim

    9- Withe Stripe- seven nation
    adoro essa música, alem do vocal bom, tem um conjunto de instrumentos muiiiito bem tocados, a bateria feroz, aquele solo de guitarra arregaçando, e aque contra baixo que eu sou louco, sem comentários

    10- RATM- killing in the name
    música muito loka , que me lembra e sempre vai lembrar
    a nossa turma NNSC

  7. Vitor disse:

    hey, Tiagão!
    Vai minha soundtracked life aí!

    1 – Kashmir – Led Zeppelin
    ‘piro desde os 3 anos’

    2 – Afasia – Dead Fish
    ‘grito abafado do terceiro mundo’

    3 – Sossego – Tim Maia
    ‘só sossego’

    4 – Caminho do Bem – Tim Maia
    ‘a negritude tá no sangue’

    5 – Ready to Fall – Rise Against
    ‘seja vegetariano!’

    6 – I Want you(so heavy) – The Beatles
    ‘rock’n’rolla!’

    7 – Image of invisble – Thrice
    ‘o que realmente somos’

    8 – Subprodutos – Dead Fish
    ‘no final das contas, quem come a bosta de quem?’

    9 – The Ballad – Millencolin
    ‘bons amigos’

    10 – Have you ever seen the rain – Creedence Clearwater Revival
    ‘meu velho’

    Abreiceeee

  8. vai ser dificil pra selecionar so dez, muitas musicas ja marcarão mais vamos la …

    1-charlie brow junior – papo reto …
    (eu copiei essa musica pra aprender a cantar ela rsrs )

    2-capital inicial -fatima
    (musica que fez eu conhecer o capital )

    3-cpm 22 -um minuto para o fim do mundo
    ( época do factor 8 que agente curtia muito essa musica )

    4-Rage against the machine – Killing in the name
    ( tbm da época do facor 8 que agente ficava la pulando no pedrão igual loco rsrs )

    5-legião urbana – pais e filhos
    (otima musica )

    6-In The End – Linkin Park
    (quando naum era raper neh rs)

    7-Dead Fish- noite
    ( so gostei dessa musica por causa do loco do glauco que ficava ouvindo punk e me monstrou ela , mais eh muito boa )

    8-paulo ricardo e renato russo -entre a cruz e a espada
    ( essa musica eh linda lenbro de muitas coisas com ela )

    9-mamonas assassinas -todas deles …
    ( do mamonas naum tem oq falar, infelizmente morreram mais vão ficar eternamente sendo lenbrados ,os caras eram muito bons ..)

    10-furfun -hipodronica
    ( essa eu conheçi faz pouco tempo mais me indentifiquei com essa mucica , tem tudo a ver com a nossa galera ” NNSC” )

    Ei tiago eu só naum vou por felipe dilon blz ,pq naum suporto rs , mais o erik vai por a do falamanssa pq ele disse que adora …e vc pode por a do kid abelha blz rsrs

  9. Não exatamente nesta ordem, nem exatamente esta lista.

    1- Neurosis- Through silver in blood.
    Uma das bandas que levou a extremos a música arte. Nascida do crust punk, veio a incorporar doom, industrial, folk, dark ambient, minimalismo e reinou por muitos anos como percursor e única banda de seu gênero.

    2- Earth- Seven angels
    Munidos apenas de uma guitarra e um baixo, o Earth ousou adotar o nome original do Black Sabbath, fazendo juz a isso com riffs lentos, distorcidos e repetitivos de uma forma que a grande maioria não arrisacaria fazer.

    3- Godflesh- Avalanche master song
    Ritmos mecanizados, baixo esmagador, guitarra desconexa, vocais torturados, lentidão, repetição, barulho, feedback, apocalíptico.

    4- The Melvins- Echo/Don’t piece me
    Os criadores do sludge metal, pais de todas as bandas de metal/hardcore experimental.

    5- Isis- The beginning and the end
    Quando a brutalidade do Sludge metal encontra com o ambient e o down tempo.

    6- Swans- Half life
    Nenhum resquício de passado, nenhuma baboseira de gênero. O Swans reduziu o metal a sua forma mais primitiva e difícil de ouvir. E fez escola.

    7- King crimson- 21st century schizoid man
    O verdadeiro progressivo 70tista, fundindo jazz, música clássica, compassos complexos e experimentalismo.

    8- Meshuggah- Organic shadows
    Já foram chamados de “mestres da guitarra, da bateria e do metal”. Dizer mais o quê?

    9- Celtic Frost- Procreation of the wicked
    Percursores do metal extremo, seja thrash, black, ou qualquer outro.

    10- Cocteau Twins- Sugar hiccup
    Influenciados pelo Joy Division, criaram viagens psicodélicas carregadas de efeitos.

    Abraços

  10. Thaís disse:

    Oiiee…é dificil…selecionar as mais mais de miinha viidaa mais vamOs la..

    1-Amor Igual ao Teu-Cidade Negra
    (meus pais fizeram um video de quando eu era criança e de fundo era essa musica)

    2-Perfect-Simple Plan
    (me identifico muito com essa musica)

    3-We Believe-Good Charlotte
    (quando estou desanimada escuto essa musica por nela diz: não desista…nós acreditamos….e é isso que devemos fazer nos dias de hoje)

    4-Superafim-Cansei de Ser Sexy
    (amoo essa musica porque me lembra varias doideras que eu ja fiz por causa de um homem)

    5-Everythiíng I dO,I dO it fOr yOu -Bryan Adams
    (a tradução dessa musica é muito bonita e eu estou aprendendo tocar essa musica no trompete..esta sendo um desafio para mim mais estou disposta a ir ate o final)

    6-More Thans World-Extreme
    (estava aprendendo a tocar essa musica no violão mais acabei gostando de quem estava me ensinado…rsrsrs…e essa musica mi faz recordar)

    7-Helena-My Chemical Romance
    (adoro essa musica pois tem horas que ela fica lenta e depois tem varias batidas )

    8-Drem On-Aerosmith
    (essa musica me lembra muito meu irmãozinho)

    9-Alguem que te Faz Sorrir-Fresno
    (as vezes eu penso sera que eu sou esse alguem que faz alguem sorrir?!…essa musica eu escuto muiito quando eu estou triste..ah e tambem me lembra muito minha mãe)

    10-Cedo ou tarde-Nx zero
    (essa musica me faz refletir)

  11. Rubens Rodrigues disse:

    1 -I’m the one – Descendents
    Moleque que ouve isso aprende a viver.

    2 -We – Descendents
    Letra positiva e empolgante.Tudo vai dar certo se fizermos juntos.

    3 -San Simeon -Goldfinger
    Aprendi a ouvir musica com isso.

    4-Infinita Highway -Engenheiros do Hawaii
    Começo dos anos 80… começo da min ha vida tinha que estar na lista.

    5-Raise your Voice-Bad Religion
    Eleve sua voz…com moderação e respeito vc será ouvido.

    6-Thank You -Descendents
    PunkRock do skate.
    Me levantou de muitas foças…

    7-Time for Heroes -Libertines
    Rock despretencioso com todos os ingredientes.

    8-Tango -Dead Fish
    Liberdade e emoção me permitiram sonhar.
    Essa frase …resume….

    9-Smiths -How soon is now?
    Tudo dos Smniths me agrada.

    10-A Certain Death -Misery Signals
    A partir daí tudo mudou e eu realmente cresci.

Deixe um comentário

