Artistas que deixaram de brilhar e são esquecidos pela mesma que os engrandeceram: a Mídia

Publicado: 22/09/2008 por Cinthia Almeida em Fatos Reais
Tags:, , , , , , , ,

A mídia brasileira é cruel com os artistas, sempre que estão no auge ela faz questão de sua presença, paga bem, fala bem. Não divide sua imagem com ninguém, um gesto um pouco egoísta diga-se de passagem, pois uma vez que se fez questão de ter um artista só para si, o mínimo que se espera é que ele seja cuidado e lembrado sempre, não é?

Quem já ouviu falar em artistas que hoje ninguém mais sabe onde estão?

- As mineirinhas (dupla sertaneja que fez muito sucesso nos anos 80 e 90);

- Tico-tico e Beijo-Flor (dois meninos que encantavam o Brasil na mesmo época que a dupla Sandy e Júnior surgiu, frequentaram programas como, Sabadão Sertanejo e Bom dia e Cia, quando à apresentadora ainda era a Eliana);

- A toca do coelho (um grupo infantil que tocava samba com o refrão: “Assim não dá, assim não dá! Eu ainda sou criança e não posso namorar! assim não dá…)

São muitos os exemplos a serem citados, porém, o mais recente é sobre Tinoco (que fazia dupla com seu irmão Tonico, falecido em 1994), que em entrevista para Revista Brasileiros, relatou o triste cenário de um cantor consagrado no mundo sertanejo, com mais de 1.200 composições, que hoje vive um drama ao dizer que trabalha por necessidade.

Sua esposa recentemente operada (retirou um tumor do pâncreas e está em recuperação), as dívidas herdadas com a morte do irmão, uma picada de aranha venenosa que o deixou 5 meses de repouso e a necessidade de sobreviver, são motivos que levam Tinoco a continuar nas estradas fazendo shows. Sua vida, ao contrário do que a grande maioria das pessoas imaginam, não é um “mar de rosas”, pelo contário.

Aos 88 anos, Tinoco não consegue pagar com sua aposentadoria, dívidas com remédios e despesas casuais , problema vivido por quase todos os idosos brasileiros.

“…José Perez, o Tinoco, um dos maiores nomes da história da música popular brasileira, ainda está em atividade porque precisa, e trabalha pesado para sobreviver. Com 73 anos de carreira, completados duas semanas antes da nossa conversa, ganha apenas R$ 1 mil por mês do INSS, aposentadoria que não dá para pagar suas contas, os remédios e as dívidas que se acumulam desde a morte de Tonico, em 1994, com seus cachês cada vez menores…” (Trecho da matéria que a Revista Brasileiros publicou)

Veja a matéria e a entrevista com Tinoco na íntegra Revista Brasileiros

Por Cinthia Almeida

About these ads
Comentários
  1. ELIDA disse:

    É uma pena saber que um grande artista esteja em tais condições! Q não esteja sendo amparado por ulgum sindicato, pra que serve o MINISTÉRIO DA CULTURA? O caso do Tinoco mostra que a mídia pode dar,mas também que ela pode tirar. Se não interessa ás gravadoras… cai no ostracismo, o que aconteceu com um dos melhores cantores que já tivemos Q foi Wilson Simonal. E quem aprecia a boa música, grandes festivais e cantores que tem gogó, fica no reviver. Pouco se aproveita o que vemos na TV e ouvimos nas radios hoj em dia. Para a mídia mais vale uma mulher samambaia do que um bom sertanejo raíz. Tinoco; fé irmão vc está vestido de dignidade! Fique com Deus, Bjo á todos.

  2. quando vejo certas situaçoes de artista chego a chorar..um ex. agnaldo timoteo mendigando ajuda para um dos maiores cantores do brasil e porque não do mundo. zeze que veio da miseria e outros não que nem responderam o seu pedido. é uma vergonha, todavia, vcs chegaram lá um dia. aqui se faz aqui se paga. muito triste fico eu, mas alegro-me um pouco como jó soares se comprometeu em ajuda-lo, porque o faustao não chama o nelson para homenagea-lo no seu programa? faz pelo menos isso faustaom gugu etc. o silvio santos ja fez a parte dele. fui. que DEUS abençoe atodos.

  3. olavo bruno disse:

    quem sumiu tambem foi compahia do pagode que implacou o hit na boquinha da garrafa depois desapareceram,outros sumidos são as marcianas uma delas é filha do joão mineiro e cesar sampaio cantor do hit a secretária que trabalha da beira do cais de 1975.

  4. paulo disse:

    É triste ver a arrogãncia de muitos artistas do video e disco. Pensam que vão ser eternos. Todo mundo tem seus inmstantes de glória e de derrota. Humildade é a palavra chave para esssas pessoas. Principalmente se for BBB.

  5. maria disse:

    vou pedir as tvs brasileiras que de oportunidades
    aos cantores e artistas antigos para que posam nos
    alegrar e nos encantar novamente ,
    acho cruel escondelos.

  6. Rodrigo Jam disse:

    Me chamo Rodrigo Jam trabalho como cover artístico de Michael Jackson,trabalho em eventos como casamentos,festas infantis,debutantes,dentre outras…
    Na morte do Michael Jackson e após estive em muitos programas de televisão,ganhei um concurso na rede record e muitas coisas,estive em evidência por 4 meses e a medida que eu estava sumindo da tv muitas pessoas passaram a me esquecer.
    A mídia é cruel com todos artistas e isso desde a época do Rei Do Rock “Elvis Presley” que na década de 70 nimguém mais fazia conta de quem era ele, ao ponto de ele sair na rua e nimguém o reconhecer!
    Graças a Deus que nessa época eu tinha conciência que logo eu cairia no esquecimento mas mesmo assim é triste essa realidade que o “artista” só tem valor quando está na “mídia”….

    • mancha verde disse:

      eu admiro seu trabalho rodrigo jackson uns dos maiores dançarinos cover de michael jackson orgulho nacional quem ama o michael como nos não te esqueçe
      abraços e sempre leve esse legado do rei do pop a todos valeu

  7. fred albano disse:

    Muitos artistas bons
    hoje estão esquecidos
    isso e triste

    • Jauro Melo disse:

      Quando eu tinha cerca de 10 anos ou mais, isto foi nos anos 65 acima, tinha um cantor, so lembro que o nome dele tem esta pronuncia, Vanedson Vander, ou Wanedson Wander, oi Vaedson Vander, ou Waedson VAnder. so lembro de algumas palavras de uma musica dele,, esta ficando louco.. esta ficando louco. e tambem falava em coraçao. Onde esta ele? se morreu, ou esta no esquecimento.. quem souber, por favor… envie um email para mim.. jabame@gmail.com – eu ja pesquisei o nome dele de toda a maneira na Net.. nem um resiltado – Jauro Melo – Florida – USA

  8. paulinho joão pessoa disse:

    bem tudo acotece quando estar na fama sai gastando. sem penssar em investimentos achando que odinheiro nunca vai acabar e a fama tambem. esqueçe a umildade da nisso

  9. Marcelo Carvalho disse:

    E muito triste saber que o Tinoco esta passando por uma situacao dificial dessa. Ele e uma grande legenda viva da musica raiz brasileira. Va em frente, voce e o Tinoco sempre serao a dupla Coracao do Brasil.

  10. angelica 4692 disse:

    eu amava muito o manolo otero suas musicas são maravilhosas não outra igual para mim hoje ele esta na presença do senhor jesus pois ele era muito especial para as pessoas que sabe o que é uma musica linda como a dele

  11. dai disse:

    Realmente e triste saber q artista qe de alguma forma,sja na tv em novelas ou cantando nos palcos,um dia nos emocionaram e nos inspiraram..hoje sao stao squecidos como se oq eles fizeram nao tivesse valido d nada.. so peco a Deus forca pr eles. :-(

  12. paulo disse:

    o que aconteçe é que muitos atistas famosos não valorizam o fã esque que é o povo que lhe colococam nas capas de revistas, jornais , televisão . depois de esquecido reclamam do abadono

  13. edson disse:

    esses artistas esquecidos tiveram o momento deles, poderiam teq eternizado suas histórias mais não o fizeram, então bola prá

    • ronaldo andrade disse:

      É por isso que o nepotismo está cada vez maior no meio artístico.Os artistas vão lançando seus parentes(filhos,sobrinhos,irmãos mais novos,etc…)e desta forma garantem sua permanência na mídia.Haja vista que somente os que não lançaram parentes na vida artística é que foram esquecidos.Eu duvido que zezé di Camargo,Xororó,Glória Pires,Fabio Jr,Gilberto Gil e vários outros artistas sejam esquecidos, enquanto tiverem herdeiros que os sucedam.

  14. Homem Das Cavernas disse:

    Isso…Acontece Com Artstas MEDÍOCRES…Por Que …Quando Eles REALMENTE SÃO TALENTOSOS…NÃO SOMEM DA MÍDIA…Nem São Esquecidos.

  15. Homem Das Cavernas disse:

    Um Bom Exemplo…De UM ESQUECIDO…Mas…Que SOUBE APLICAR SUA GRANA…É O Do EX-BBB Kleber Bam Bam…Ele Sabia Que Os Seus 15 Minutos De FAMA Logo Acabaria…E Então…TRATOU DE APLICAR PARTE DE SUA GRANA EM IMÓVEIS…Segundo Ele …3 Das Mais Movimentadas BOATES DE SP…SÃO DELE. É …ISSO.AÍ…PENA…QUE A MAIORIA NÃO FAZ ISSO…SÓ GASTA NÉ?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s