Espaço Universitário promoveu a interação do jovem com o mercado de trabalho

Publicado: 01/09/2008 por Cinthia Almeida em Cultura, Universitário
Tags:, , , , ,

A 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo foi o maior evento literário dos últimos tempos.

 

O destaque desta edição foi a inovação com os espaços personalizados, dentre eles o Espaço Universitário, cujo foco foi os formandos, que em sua maioria, têm a preocupação de como ingressar no mercado de trabalho. O pessoal do Espaço abordou diversas disciplinas em suas palestras, ministradas por especialistas nas mais diversas áreas, como: Letras, Marketing, Economia, Administração, Comunicação Social, Turismo, Gastronomia, entre outros.
 
Segundo a editora-assistente da Abril Ana Maria Brambilla, ministrante  convidada pelo Espaço, a interação dos jovens recém-ingressos na universidade, com profissionais atuante no mercado de trabalho, é necessária para aprimorar e colocar em prática, o aprendizado adquirido em sala de aula.
É importante de ter um local específico onde o comércio editorial é voltado para os universitários: “Foi uma excelente iniciativa dos organizadores da Bienal do Livro. Talvez o mais interessante seja justamente esse contato entre profissionais do mercado e estudantes, o que é excelente para os dois lados, pois nem sempre esses universos se conversam, e lá o debate realmente aconteceu”.
Ana Maria, ainda acrescenta: “Deu para perceber o idealismo e o olhar crítico de alguns estudantes ávidos por informação, sempre revigorando o ânimo de qualquer profissional de mercado.”, e conclui dizendo ter dado o melhor de si, expondo reflexões sobre o jornalismo colaborativo. Tema atual e que desperta curiosidade entre estudantes. Porém, as salas de aula mais tradicionais não abrem espaço para o debate, mesmo sabendo que os jovens de hoje, fazem parte da geração “on line” e interagem com o universo digital e tecnológico.
Em 11 dias de duração da Bienal, das 811 mil pessoas, quase 2,5 mil participaram das atividades do Espaço Universitário, que ofereceu uma programação virtual através do site www.bienaldolivrosp.com.br, no qual havia notícias, em tempo real, de todas as atividades paralelas e acontecimentos mais importantes, acompanhadas por internautas de todo país.

 

Por Cinthia Almeida

Anúncios
comentários
  1. evelyrocha disse:

    É isso aeh. Acho que é cada vez mais urgente a necessidade de direcionamento para estudantes que precisam entrar no mercado de trabalho. O mercado está muito competitivo e na maioria das vezes estudantes conseguem colocação por falta de experiência. Como adquirir experiência se não lhes dão oportunidade. Parabéns aos idealizadores do evento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s