Primeiro debate para à prefeitura de São Paulo

Publicado: 01/08/2008 por Cinthia Almeida em Cotidiano, Política
Tags:, , , , , , ,

Questões na área da saúde e sobre o trânsito, foram as que mais predominaram no primeiro debate, na TV, entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo , na quinta-feira, 31/07/08, realizado pela TV Bandeirantes.

Última pesquisa Datafolha e Lista Suja

No primeiro bloco os candidatos responderam à questão: “Como sua administração vai enfrentar a questão da poluição?”

As respostas dos três que lideram as pesquisas foram:

Marta Suplicy (PT) defendeu ações com relação aos transportes e a coleta seletiva, que segundo ela, “foi interrompida na atual gestão”. Criticou ainda a atual gestão ao dizer que apenas dez parques “saíram do papel”.

Geraldo Alckmin (PSDB) disse que, quando governador, reduziu o ICMS do álcool de 25% para 12%. Como prefeito, prometeu trabalhar para reduzir mais a poluição por veículos, exigindo da Petrobras menos partículas no diesel.

Gilberto Kassab (DEM) disse ter combatido a poluição do ar, a poluição visual e duplicado o número de parques da cidade. “Nossa administração fez nesses últimos quatro anos o que não foi feito nos últimos 30”.

Acompanhe com mais detalhes

No segundo bloco Soninha pergunta para Marta se ela se arrependeu de algumas obras de sua antiga gestão na área de trânsito, como a ponte estaiada e o túnel na Avenida Rebouças.

Marta: “Não me arrependo porque tudo está aí. A ponte estaiada é um cartão postal. Os túneis beneficiam a população que vem da Zona Sul. Acho que fizemos um trabalho muito bom nos transportes. Tiramos vans clandestinas de circulação e chegamos ao Bilhete Único”.

Na réplica, Soninha disse que o custo benefício não se mostrou o melhor possível. Marta rebateu dizendo sempre ter priorizado o transporte de massa.

Acompanhe com mais detalhes

No terceiro bloco Kassab pergunta para Marta sobre saúde e critica sua gestão. Ela por sua vez, disse ter recebido da gestão Pitta a gestão de saúde sucateada. Citou que o candidato fez as AMAs que, segundo ela, ajudam, mas não resolvem.

Kassab disse que está recuperando as UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Fez um desafio à Marta de comparar as suas gestões à frente da prefeitura na área da saúde. “Vamos dar oportunidade para o eleitor comparar os governos e decidir em quem vai voltar”.

Marta disse ter o maior prazer em fazer essa comparação, pois deixadou à saúde informatizada. Prometeu construir três hospitais na cidade e recuperar leitos, que segundo ela, foram diminuídos na atual gestão.

Acompanhe com mais detalhes

No quarto bloco os jornalistas José Paulo de Andrade e Fernando Vieira de Melo fizeram perguntas aos candidatos.

A primeira pergunta, dirigida a Alckmin, foi sobre o pagamento de precatórios. O candidato disse ter pagado, como governador, R$ 2,5 milhões em precatórios. Segundo ele, uma emenda em tramitação no Congresso deve facilitar o pagamento, já que determina que os de pequenos valor saiam da ordem cronológica.

Indicada para comentar, Marta disse ter passado uma situação difícil na sua gestão na prefeitura, já que o antecessor Celso Pitta não teria pagado nenhum precatório. A candidata disse que pagou e pretende pagar mais numa eventual gestão.

Alckmin disse que a gestão de Marta pagou precatórios durante só um ano e meio e parou de pagar. Segundo ele, houve seqüestro de bens devido à suspensão do pagamento.

Acompanhe com mais detalhes

Considerações finais – No último bloco, cada um dos candidatos teve um minuto e meio para fazer as considerações finais.

Por Cinthia Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s