Conteúdo colaborativo: Assim caminha a humanidade…

Publicado: 15/04/2008 por cotidianosantana em Cibercotidiano

              

 

 

 

Em 23 anos que moro em São Paulo nunca presenciei cenas de acidentes no metrô. Tudo sempre foi, ou pelo menos me pareceu, controlado. Pelo fato de diariamente por ele circularem milhares de pessoas, entendemos o porquê essas situações não são divulgadas nem em jornais, revistas ou TV.

 

 

Outro dia estava pensando onde poderiam aparecer imagens do metrô e então me veio em mente o youtube – site de conteúdo colaborativo que disponibiliza aos internautas os mais diversificados vídeos –  

 

 No meio de tanta imagem, a que me chamou mais atenção foi a de um suposto acidente…

 

Eu estava pronta para postar, mas surgiu uma dúvida! Na verdade surgiu porque (eu tinha me convencido de que realmente aquela imagem era do acidente) decidi perguntar para um amigo o que ele via naquela cena, e ele me disse: ” Um monte de gente e barulho” (Putz…daí eu vi que realmente não tinha nada para ver, nada que comprovasse). 

 

 

Então pensei: Será que aquela cena era realmente de uma pessoa que havia se jogado na linha do metrô? Como é que eu posso confiar neste conteúdo?

 

 

Este é um assunto de interesse público, aliás, muitas cenas do cotidiano do metrô que aparecem no youtube são de interesse público (se fossem divulgadas na mídia poderiam gerar muitas polêmicas). Mas como ter certeza da veracidade daquele conteúdo? Será que é por isso que não são divulgados?

 

 

É tudo muito novo (pensando em mundo), acho que estamos – a sociedade – começando a entender que caminho segue a pós-modernidade. Quais os efeitos, principalmente para o jornalismo; quem divulga, quem recebe, como recebe; recebe? Se recebe, como vê?

 

 

É a nova, ou mais uma fórmula de ensinar, aprender, conhecer, divulgar, trabalhar, ver, ouvir…ambiente onde você, rapidamente, encontra infinitas possibilidades.

 

 

Ainda há muito que descobrir, tanto da parte de quem estudo essa ferramenta, quanto para quem estuda suas conseqüências na sociedade.

 

E assim caminha a humanidade…

 

   

Vídeo do suposto acidente no metrô:

   

 

*by Fernanda A. Carneiro

comentários
  1. cinthiajo disse:

    Olá Fernanda!
    Precisamos do jornalismo colaborativo e dos blogueiros para acabarmos com está falta de compromentimento com as questões sociais. Agindo como perceiros este tipo de informação não será meis restrita!
    Parabéns por leventar está questão!
    Cinthia Alemida

Deixe um comentário

