Resenha do livro “A Arte de Fazer um Jornal Diário”

Publicado: 01/05/2008 por Cinthia Almeida em Cultura
Tags:

                                                                                    Por Cinthia Almeida

O livro “A Arte de Fazer um Jornal Diário” aborda com muita simplicidade todas as técnicas de se fazer entrevistas, pautas, notícias, matérias, etc. Noblat se preocupou em detalhar momentos de sua vida nos quais teve que usar de seus conhecimentos técnicos para garantir a matéria. Com uma linguagem fácil e objetiva, Noblat demonstra que fazer um jornal é muito mais do que escrever algo para alguém. Ele conta toda a trajetória do “Correio Brasiliense”, que é muito influente em Brasília, e como foram suas experiências.

A profissão de jornalista é questionada o tempo todo, pois, para Noblat, quando alguém realmente se dispõe a fazer este papel, muitas vezes tem que abdicar de seus prazeres pessoais, engolir certos “sapos”, ser flexível e não achar que sabe tudo. Esse é um dos grandes erros, pois, quem sabe tudo não tem mais nada para aprender. Noblat deixa bem clara sua opinião ao descrever o profissional de jornalismo. Algumas declarações ganham destaque:

- Ler – uma questão que, para Noblat é o essencial, pois jornalista que não gosta de ler está na profissão errada.

- Pesquisa – ferramenta de trabalho indispensável para Noblat, pois, é através de muita pesquisa, que se chega a uma boa matéria, com conteúdo informativo.

- Observação – atividade que deve ter prioridade na vida de todo jornalista, pois, quem não observa bem perde grandes matérias.

- Ouvir – atividade que deve ser adicionada à observação, jornalista tem que saber ouvir na hora certa, e ouvir bem, para não cometer erros e colocar palavras onde não existem.

- Dignidade – característica não só de jornalista, mas de seres humanos, porém, é fundamental ter dignidade para admitir os erros que cometemos;

O mais interessante do livro não são suas técnicas e nem a linguagem, mas sim, o formato que Noblat escolheu para ensinar, que foi através das suas experiências de vida, ora positiva, ora negativa. Como seu livro cheio de detalhes e particularidades, faz o leitor vivenciar a arte complicada, mas gratificante, que é de fazer um jornal e ser jornalista.

 Autor da obra: Ricardo Noblat  

Creative Commons License


Resenha do livro A Arte de Fazer um Jornal Diário by
Resenha is licensed under a
Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.

Based on a work at
cotidianosantanaemfoco.wordpress.com.

About these ads
comentários
  1. Cinthia Silva Almeida! Gostei da Resenha.Tudo indica que leste e percebeste perfeitamente a obra de Ricardo Noblat. Muita força…!

  2. diego disse:

    esse livro e fantastico! Ricardo Noblat e um jornalista por completo mesmo ao dizer q aprendemos todos os dias!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s